A professora Ana Lúcia Mota Matos, da EMEIF Complexo Escolar Setor C1, realizou nesta terça um Festival de Leitura com os alunos da turma multissériada de 1º e 2º ano.
No momento em que cheguei e ví aqueles meninos organizados para o evento, em clima de Natal e com livros de Literatura Infantil nas mãos, fiquei emocionada... Meus olhos ficaram rasos d'água! Pois tive a oportunidade de acompanhar o trabalho desta turma desde o início e em algumas situações, o caso foi de superação! O trabalho com essa turma foi bem dificil por se tratar de uma turma multisseriada onde se trabalhava com material estruturado diferenciado para cada turma. Mas, ao final do ano, o resultado é muito positivo. Acompanhe um pouquinho deste trabalho pelas fotos e os vídeos postados. Abaixo também está o projeto da professora.
Carolina Damasceno.
PROJETO FESTIVAL DE LEITURA
EMEIF COMPLEXO ESCOLAR SETOR C1
Professora: Ana Lúcia Mota Matos
Alunos: 1° Ano
FRANCISCO ALESSANDRO BARROSO DA SILVA
FRANCISCO RONALD GOMES MAGALHÃES
ÍCARO KAUÃ PEREIRA DA SILVA
LETICIA LIMA DE ANDRADE
LUANA LIMA DE ALMEIDA
MILENA LUCAS LOPES
RENATA DE PAULO GONÇALVES
ANALINE ARAÚJO DA SILVA
JOSUÉ PEREIRA DE ANDRADE
Alunos: 2° ano
ANTHONY LUCAS VASCONCELOS SOUSA
ANA VITORIA MOTA LIMA
ANTONIA ÉRICA CAMELO
BEZALEL SILVA BARBOSA
IZABELLE ARASÚJO DE PAIVA
JACKSON LIMA DE SOUSA
JOSÉ SILAS MENDES DA SILVA
RITA DE CÁSSIA GOMES BRAGA
YARA ARUJO DE AZEVEDO
SARAH LIA FREIRE SABÓIA
JUSTIFICATIVA
Com a finalidade de ampliar o prazer pela leitura, proponho um trabalho de incentivo que acontece semanalmente chamado “Festival de Leitura”.
O presente projeto apresenta a leitura como ponto principal e norteador para estimular o gosto pela mesma e daí sanar as deficiências encontradas pelos alunos.
A escola é um ambiente privilegiado de aquisição e ampliação do conhecimento, por isso através deste projeto estaremos proporcionando aos alunos oportunidade de usufruir de bons livros e textos, em especial os livros da Coleção PAIC Prosa E Poesia, para que possam a partir da leitura desenvolver novos conhecimentos.
E é através da diversidade textual que são criadas as oportunidades distintas para o ser humano, porque o conduz a reflexões, além de trabalhar com o imaginário, com emoções e com o prazer.
Assim são vários os caminhos que podem levar à criança a apropriação da leitura. Entre eles estão os textos narrativos que vão conduzindo a atividade mental da criança de maneira que a cada experiência com textos interessantes haja mais enriquecimento. Acreditamos ser este um meio eficaz para que a criança faça descobertas sentindo o prazer de aprender.
OBJETIVOS
► Despertar e incentivar o interesse pela leitura;
► Conscientizar os alunos sobre a importância da leitura na vida de cada um, através das disciplinas e atividades desenvolvidas;
► Desenvolver a autonomia e o senso critico;
► Provocar no aluno sua capacidade leitora;
► Reconhecer a função social da leitura e da escrita;DESCRITORES
✐ Localizar informações em textos;
✐Reconhecer o assunto do texto;
✐Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros;
✐Inferir informações em textos;
✐Estabelecer relações lógico-discursivas (causa e conseqüência, tempo, lugar, modo);
✐ Formular hipótese sobre o conteúdo do texto.
METODOLOGIA
Distribuição de livros da Coleção PAIC Prosa e Poesia duas semanas antes da realização do festival para que os mesmos se apropriem e treinem sua leitura tanto em casa como na escola.
No dia depois da abertura, iniciar com a leitura pelo professor e em seguida cada aluno fará a leitura de seu livro.
Após a realização da leitura por cada aluno fazer intervenções sobre o livro apresentado.
Finalizar com a entrega de medalhas de Hora ao Mérito aos educados, porque independentemente do ritmo de leitura todos são campeões de leitura.
CONCLUSÃO
Os alunos serão avaliados durante toda a execução do projeto, observando a participação, o interesse e o desenvolvimento das atividades de leitura individual e compartilhada.
Também é importante ressaltar que os alunos serão avaliados no momento da apresentação do projeto. “Viajar pela leitura sem rumo, sem intenção. Só para viver a aventura que é ter um livro nas mãos. É uma pena que só saiba disso quem gosta de ler. Experimente! Assim sem compromisso, você vai me entender. Mergulhe de cabeça na imaginação!”
Clarice Pacheco